Fortes chuvas atingiram o sul da Bahia e a capital Salvador nesta terça-feira (16), causando alagamentos, deslizamentos de encostas e transtornos para a população.
Sul da Bahia
Em Itabuna, a chuva intensa alagou a principal avenida da cidade, a Cinquentenário, e também o Hospital São Lucas. Os pacientes em tratamento oncológico e renal foram transferidos para outro hospital.
Na cidade vizinha, Ilhéus, os alagamentos e deslizamentos atingiram principalmente a região central. A previsão é de mais chuvas nos próximos dias.
Em Itajuípe, famílias ribeirinhas tiveram que retirar a água do rio Almada, que invadiu suas casas. Em Uruçuca, várias ruas do centro e de sete bairros foram afetadas.
Em Salvador, as fortes chuvas causaram transtornos desde as primeiras horas da manhã. A Defesa Civil da cidade emitiu um alerta de risco de deslizamentos e desabamentos.
Até o momento, foram registradas 69 ocorrências relacionadas a deslizamentos de terra e ameaças de deslizamento. Os bairros mais afetados são Cabula/Tancredo Neves, Pau da Lima, Liberdade e Cajazeiras.
Também foram registradas 35 ocorrências de ameaça de desabamento, principalmente nos bairros Cabula/Tancredo Neves, Cidade Baixa, Pau da Lima e Barra.
A previsão é de mais chuvas fortes ao longo do dia, acompanhadas por raios e trovoadas. As temperaturas devem variar entre 25°C e 30°C.
A população é orientada a ficar atenta aos alertas da Defesa Civil e tomar precauções para evitar acidentes.